Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/hubstk/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2695

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/hubstk/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2699

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/hubstk/www/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3581
Quais são as vantagens da terceirização dos centros de armazenamento ? – HUB STK Armazéns Gerais

Quais são as vantagens da terceirização dos centros de armazenamento ?

Quais são as vantagens da terceirização dos centros de armazenamento ?

O departamento de logística de uma empresa é considerado hoje uma área estratégia, pois a gestão eficiente dos processos envolvidos geram impactos positivos que refletem em todas as outras áreas e beneficiam o negócio como um todo, proporcionando vantagens competitivas no mercado.

A implantação de centros de distribuição é uma destas vantagens. Mas o que é um centro de distribuição?

Os centros de distribuição (CDs) são locais criados de forma estruturada para e armazenagem produtos e planejados para facilitar a distribuição dos itens que são enviados para filiais ou diretamente para os clientes.

Sendo assim, podemos dizer que nele são realizadas rotinas referentes à gestão de estoque — ou seja: recebimento, armazenagem, picking, expedição, emissão de documentação e carregamento dos veículos.

Quais são as vantagens para as empresas?

O que alguns gestores ainda desconhecem é que, além de proporcionar vários benefícios para a empresa, a decisão de gerir um centro de distribuição também ajuda a criar vantagem competitiva para o negócio. Veja alguns motivos:

Centralizam os estoques

Quando se opta por ter centros de distribuição, todo o estoque da empresa passa a ficar centralizado em apenas um lugar. Ou seja, em vez de fazer com que o fornecedor entregue poucos itens, em diversas unidades, tudo é enviado diretamente para o CD.

Isso ajuda a estreitar o relacionamento com os parceiros de negócios, além de melhorar o controle de estoque – o que possibilita diminuir os índices de faltas, excessos e perdas, por exemplo.

Proporcionam localização estratégica

Um dos fatores básicos na hora de tomar a decisão de ter um CD é a localização. Nesse sentido, são consideradas questões importantes, como cobrança de impostos, proximidade das unidades, dos clientes e dos fornecedores.

Com todas as análises feitas, é possível encontrar um lugar que ofereça a melhor relação custo-benefício e ainda ajude a otimizar as operações – quer sejam de recebimento, sejam de expedição.

Ajudam a aumentar o controle da sazonalidade

Falamos anteriormente sobre a centralização dos estoques e como isso ajuda a aprimorar o controle das movimentações dos produtos. A vantagem de manter todos os itens sob uma gestão unificada é que a sazonalidade pode ser melhor gerida.

Ou seja, as variações dos níveis de estoque causam menos impactos na venda, já que existe uma estrutura capaz de comportar a demanda e, mesmo que haja excesso de alguns itens, dificilmente ele terá as mesmas proporções negativas de quando isso ocorre em uma unidade menor, por exemplo.

Geram redução de custos

A redução de custos pode ser alcançada por diversos meios. Dentre os principais, podemos citar:

de frete dos fornecedores, que ocorre devido ao ponto de entrega ser único;
de manutenção de estrutura própria, quando se opta pela locação de galpões;
de perdas e desperdícios de estoque, por meio da otimização dos processos relacionados a essa área.
Para alcançar vantagem competitiva, é preciso buscar novas soluções e otimizar os métodos de trabalho, de maneira que os resultados sejam aprimorados e façam a empesa se destacar dos concorrentes.

Nesse sentido, a decisão de adotar centros de distribuição contribui para que esse objetivo seja alcançado, proporcionando desde melhorias operacionais até financeiras.

Fonte: Blog da Logística

HUB STK Armazéns Gerais

× Como posso te ajudar?